Como Procurar Emprego no Canadá

Para entrar em contato com Liliane sobre quaisquer dúvidas, ligue para 416-434-2938 ou envie uma mensagem para liliane@immigroup.com.

Procurando Emprego by https://www.flickr.com/photos/footfun/5081517335/

Evan Lovely / Flickr / CC BY-SA 3.0

Eis uma dúvida que assola todos que decidem construir uma vida nova no Canadá.  Algumas questões tiram o sono de quem está de partida para o segundo maior país do mundo. Preocupações como: “Que tipo de emprego estará disponível quando eu estiver lá” ou “Vou poder exercer a mesma profissão que tenho no Brasil” ou “Conseguirei me sustentar financeiramente quando estiver trabalhando lá”, entre tantas outras.

As respostas não são as mais simples. Vários fatores devem ser observados, dentre eles o quão fluente é no idioma, a experiência que acumulou no Brasil, a disponiblidade em aceitar explorar novas áreas ou tarefas e cargos menos desafiadores no início da carreira internacional, etc

Vale refletir que, tal como no Brasil, é importante ter um currículo forte para competir no mercado, contruir sua network, arregaçar as mangas e ir à luta. Se serve de consolo, pelo menos você terá apoio do governo para essa importante missão através de duas ferramentas para quem está começando a procura: job bank e employment & social services.

Job Bank

Toronto Employment & Social Services

Job Bank

Website By Rock1997 (Own work) [GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html) or CC BY-SA 4.0-3.0-2.5-2.0-1.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0-3.0-2.5-2.0-1.0)], via Wikimedia Commons

by Rock1997 / Wikimedia Commons / CC BY SA 4.0

Nesse portal, atualizado diariamente, há mais de 100 mil ofertas de emprego. Os critérios de busca vão desde a ocupação pretendida até o salário que está dentro dos seus sonhos. É possível encontrar diversas informações sobre as tendências do mercado de trabalho de cada província, como as áreas com mais demanda e as mais saturadas. São divulgadas notícias sobre empresas que estão pretendendo expandir negócios dentro do Canadá e, portanto, contratar.

Há também espaço para divulgar seu currículo e uma seção especialmente voltada para quem acabou de chegar no Canadá.

Vale a pena dar uma olhada nas dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego, ainda que você já tenha feito inúmeras delas no Brasil. Isso porque, embora não sejam gritantes, sempre existem diferenças culturais entre um país e outro. Dentre as recomendações estão o firme aperto de mão, um sorriso cordial, esperar o entrevistador convidá-lo a sentar-se, fazer contato visual, responder com clareza e segurança o que foi perguntado, demonstrar que pesquisou sobre a empresa e que tem interesse pela vaga.

Um outro conselho é enviar um e-mail no mesmo dia da entrevista para agradecer ao entrevistador por ter dedicado um tempo da corrida agenda para conversar com você. Na ocasião, você pode reforçar seu interesse pelo emprego e relembrá-lo dos pontos fortes na sua formação acadêmica, experiência profissional e ética de trabalho. Se você não for selecionado, não há problema em indagar educadamente o que pode fazer para ser um candidato melhor numa próxima oportunidade. Sempre agradeça por terem considerado admití-lo e pergunte se há outras posições disponíveis. Você nunca sabe quando o empregador estará contratando novamente.

Esse é o sitehttp://www.jobbank.gc.ca/home-eng.do;jsessionid=D2842BB5DCBFEDE2B3A4FCDA29B6CC79.imnav4

Toronto Employment & Social Services

Prédios Públicos by Wladyslaw [FAL, GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html) or CC BY 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/3.0)], via Wikimedia Commons

Nathan Phillips Square by Wladyslaw / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

Em Toronto são quase 30 desses centros espalhados pela cidade. A cada dia acontece um seminário para ensiná-lo a redigir um bom currículo e carta de apresentação, tirar melhor proveito dos portais de busca, causar uma boa impressão numa conversa informal, usar mídias sociais para achar emprego e tantas outras recomendações muito úteis. Eles disponiblizam computadores para você imprimir seu currículo e, se necessário, até roupas sociais para o dia da entrevista.

Caso você tenha uma vaga em vista, basta levar o anúncio a esse centro e eles o auxiliarão a confeccionar um currículo especialmente talhado para sobressaltar as qualidades que o empregador está buscando. Vale a pena seguir as instruções dadas porque muitas vezes as empresas utilizam um programa de computador que seleciona no currículo as palavras-chave para a vaga oferecida e só então o profissional de Recursos Humanos vai ler os que mais se adequaram às exigências do cargo.   

O melhor de tudo é que todos esses serviços são gratuitos e não é necessário agendar atendimento.

http://app.toronto.ca/ECPortal/index.jsp

Email Liliane


Ask Questions

Do you have questions? Please fill in the form.

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.

Immigroup.com/news is independently run and does not seek editorial input from IMMIgroup Inc. The views of the authors of content on immigroup.com/news do not reflect the views of the consultants employed by IMMIgroup Inc.

"All images on immigroup.com are CC licensed, public domain or the work of IMMIgroup employees. If you see your image on immigroup.com and it has not been CC licensed, please contact us immediately at webmaster@immigroup.com so we can take it down."