Última Chamada para Estudar Idiomas e Trabalhar no Canadá

Para entrar em contato com Liliane sobre quaisquer dúvidas, ligue para 416-434-2938 ou envie uma mensagem para liliane@immigroup.com.

School Zone by https://www.flickr.com/photos/andynash/

by Andrew Nash / Flickr / CC BY-SA 2.0

Se você quer estudar inglês ou francês no Canadá, colocar em prática em ambiente de trabalho tudo que aprendeu na sala de aula, e ainda ser remunerado por isso, corra! Essa pode ser sua última chance.

O Governo canadense anunciou que irá encerrar o programa de estudo e trabalho para os alunos de cursos de idiomas. Após 1 de junho de 2014, somente os estudantes de cursos profissionalizantes ou universitários serão autorizados a trabalhar.

 

Que programa é esse?

Idiomas by https://www.flickr.com/photos/joybot/

by Sarah Joy / Flickr / CC BY-SA 2.0

É um programa que permite ao estudante de idiomas adquirir experiência profissional no mercado de trabalho canadense após a conclusão do curso. É um dos mais procurados pelos intercambistas brasileiros porque proporciona:

1) Enriquecimento acadêmico e profissional através de experiência internacional;

2) Desenvoltura na comunicação em inglês (ou francês) dentro do ambiente de trabalho - habilidade tão desejada pelas empresas multinacionais no recrutamento de seus funcionários, e

3) Remuneração

Quanto tempo dura o programa de estudo e trabalho?

Calendario

[Public Domain]

Os programas de estudo e trabalho geralmente levam de 6 a 12 meses. O período trabalhado deverá corresponder à duração do curso. Ou seja, se o estudante optar pelo programa de 6 meses, ele estudará nos 3 primeiros meses e depois poderá trabalhar nos 3 meses complementares.

Quais são os requisitos para participar desse programa?

1) Ter mais de 18 anos (ou 21 anos, em alguns casos, dependendo da área em que for trabalhar após a conclusão do curso);

2) Ter prévio conhecimento de inglês ou francês (preferencialmente, pois as chances de obter um bom emprego estão relacionadas também à fluência na língua falada no país), e

3) Estar matriculado em escola de idiomas reconhecida pelo Governo canadense

 

Que empregos estão disponíveis para os estudantes desse programa?

Vaga de Trabalho by https://www.flickr.com/photos/andjohan/

by Andreas Klinke Johannsen / Flickr / CC BY-SA 2.0

Tudo vai depender da experiência profissional que o estudante tiver, bem como do domínio do idioma.  Algumas escolas oferecem serviço de colocação no mercado de trabalho, mas a maioria dos alunos procura emprego por conta própria. Há páginas na internet que anunciam dezenas de ofertas de trabalho diariamente, como Craigslist (www.craigslist.org) e Kijiji (www.kijiji.ca). Além disso, o estudante pode contar com centros comunitários e instituições governamentais para ajudá-lo a redigir currículos e preparar-se para entrevistas.

Os empregos mais comuns são na área de atendimento ao cliente e prestação de serviços. O estudante trabalhará entre 20 e 35 horas por semana e terá remuneração média de 10 dólares a hora.

Até quando é possivel se inscrever?

Relogio by https://www.flickr.com/photos/fw190a8/

by fw190a8 / Flickr / CC BY-SA 2.0

A lei que alterou os requisitos da permissão de trabalho para estudantes de idiomas entrará em vigor no dia 1 de junho de 2014. O Consulado canadense aconselha que a documentação deve ser requerida até  6 semanas antes do embarque. As instituições de ensino estão aceitando matrículas nos meses de março e abril, mas é importante estar ciente de que, quanto mais cedo o candidato se matricular, maior é a probabilidade de obter os documentos de viagem a tempo de participar do programa. Por precaução, convém obter informações sobre as políticas de reembolso de cada escola ou agência para o caso de não ter o visto concedido.

 

Quais são as instituições de ensino que oferecem o programa de estudo e trabalho?

Há diversas escolas que oferecem esse programa. Em Toronto, as mais cotadas são:

Connect School of Languages www.connectlanguage.com

International Language Schools of Canada – ILSC www.ilsc.ca

Tamwood www.tamwood.com

Start International Languages Academy – SILA www.silaacademy.com

Western Town College – WTC www.westerntowncollege.com

 

E se eu já me inscrevi? O que muda?

Duvida by https://www.flickr.com/photos/liveandrock/

by liveandrock / Flickr / CC BY 2.0

Nada muda para quem já está participando desse programa e as permissões de estudo e trabalho são válidas até o prazo estipulado na concessão desses documentos.

E se eu quiser ficar mais tempo no Canadá após concluir o programa de estudo e trabalho?

Livros by https://www.flickr.com/photos/44534236@N00/

by faungg's photo / Flickr / CC BY-ND 2.0

Se o aluno quiser dar continuidade aos estudos, visando algo mais avançado ou específico, como cursos preparatórios para exames de proficiência no idioma por exemplo, é possível extender a permissão de estudos apesar de não ser concedida uma nova de trabalho.

Porém, o estudante pode ter o trabalho autorizado se o objetivo da extensão do visto for o ingresso em uma universidade ou curso profissionalizante no Canadá. Isso porque, a partir de 1 de junho de 2014, esse tipo de permissão de estudos automaticamente concederá ao aluno o direito de trabalhar por até 20 horas semanais durante o período acadêmico (e em período integral durante as férias). Para ter essa prerrogativa, a  instituição de ensino deve ser reconhecida pelo Governo canadense, o curso profissionalizante ou universitário no qual o estudante está matriculado deve ter duração mínima de 6 meses e, quando concluído, conceder diploma ou certificado. 

Email Liliane


Ask Questions

Do you have questions? Please fill in the form.

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.

Immigroup.com/news is independently run and does not seek editorial input from IMMIgroup Inc. The views of the authors of content on immigroup.com/news do not reflect the views of the consultants employed by IMMIgroup Inc.

"All images on immigroup.com are CC licensed, public domain or the work of IMMIgroup employees. If you see your image on immigroup.com and it has not been CC licensed, please contact us immediately at webmaster@immigroup.com so we can take it down."