Agora Estou no Canadá para Estudar e Trabalhar. Quais Documentos Preciso Ter e Como Tirar?

Para entrar em contato com Liliane sobre quaisquer dúvidas, ligue para 416-434-2938 ou envie uma mensagem para [email protected].

Você já apresentou tudo que o consulado canadense solicitou, teve o visto aprovado e agora está de malas prontas, com passaporte, seguro saúde e permissões de estudo e trabalho nas mãos. Isso é tudo que precisa? Não. Há outros documentos que você deve providenciar para sua temporada no Canadá. Alguns são obrigatórios e outros facilitarão bastante sua vida, então vale a pena obtê-los.

Qual é mandatório

Quais facilitam sua vida

Qual é mandatório

SIN Card

Sin Card by wagner51

SIN Card by wagner51 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Se vai trabalhar no Canadá durante a sua estadia no país, esse é um documento fundamental. E é bem fácil de requerer. Você vai apresentar seu passaporte e sua permissão de trabalho em um dos escritórios do Service Canada. https://www.servicecanada.gc.ca/ Lá preencherá um formulário com seus dados pessoais e será orientado por um dos funcionários sobre as precauções que deve ter em relação a esse documento, que para eles é o nosso CPF. O seu empregador vai solicitar o número do SIN Card para finalizar sua contratação. Antes disso, é aconselhável não divulgar quaisquer informações sobre o cartão e, muito menos, colocá-las em currículos ou fichas cadastrais. O SIN Card também será requisitado para abrir conta em banco e obter cartão de crédito.

Quais facilitam sua vida

O passaporte e a carteira de motorista emitida no Brasil são aceitos no Canadá para comprovar sua identificação, mas, para não correr o risco de perdê-los e ter que lidar com toda aquela burocracia novamente, ou para evitar outros questionamentos e apresentação de documentos complementares, por que não obter carteira de motorista ou carteira de identidade locais?

Não é complicado obter esses documentos. Se estiver em Ontario, o Service Ontario é o lugar em que você deve ir.

Photo Card

Se você não dirige, pode requerer o Photo Card. Basta apresentar seu passaporte e pagar uma taxa de 35 dólares. O documento será entregue pelo correio entre 4 e 6 semanas e você o usará como prova de identificação para tudo que precisar no seu dia-a-dia, desde ir ao banco até comprar bebida alcóolica. Não precisa levar foto porque eles tiram na hora. (Meninas, cubram as olheiras e caprichem no blush porque a natureza pode ter sido mais benevolente com umas e mais econômica com outras, mas a lei da foto instantânea veio para corrigir essa injustiça e determinou que ninguém sai ilesa de uma 3x4!)

Driver’s License

Se você já dirige no Brasil e pretende dirigir no Canadá, é importante ter ciência de que a carteira de habilitação brasileira só é aceita em terras canadenses por até 60 dias para quem está residindo e até 90 dias para quem está só visitando. Para ter a carteira de motorista local, há necessidade de fazer prova teórica e prática, além de traduzir a CNH e a certidão de pontos que constam junto ao Detran do estado onde mora. Cada província canadense tem suas exigências. As de Ontario são: https://www.ontario.ca/driving-and-roads/get-g-drivers-licence-new-drivers

Conta em Banco Canadense e Cartão de Crédito

Dólar Canadense

Loonie [Public Domain]

Ter uma conta em banco local - ainda que você pretenda voltar ao Brasil depois de concluir seu programa de estudo e trabalho, é bastante conveniente porque: muitos empregadores depositam o salário direto na conta corrente, alguns proprietários de imóveis só aceitam cheque para pagamento do aluguel e pagar contas leva menos de um minuto nas transações on line. Sem falar que os cartões de crédito são necessários para reservar hotéis, comprar passagens e ingressos, alugar carros, etc. Além disso,  oferecem taxas de juros infinitamente menos absurdas do que as praticadas no Brasil.

Para abrir conta corrente ou poupança, devem ser apresentados: dois documentos de identidade (passaporte e carteira de motorista, por exemplo), permisão de estudos e carta da instituição de ensino na qual está matriculado.

Visto Americano

Placa Nova York

Welcome to New York by MPD01605 / Flickr / CC BY-SA 2.0

O ideal é ter o visto americano antes de sair do Brasil para poder comprar passagens aéreas mais baratas. Mas se o tempo foi curto para providenciar tudo para a viagem, não precisa desistir de visitar a América por isso. O visto de turismo também pode ser requerido dentro do Canadá, acessando o site https://ceac.state.gov/genniv/. Após enviar o formulário preenchido, será marcada uma entrevista para conferir os documentos originais, colher impressões digitais e saber mais sobre os seus planos em solo americano. Após ter o visto concedido, você buscará seu passaporte em uma agência dos correios designada pelo Consulado dos Estados Unidos. 

Email Liliane


Ask Questions

Do you have questions? Please fill in the form.

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.

Immigroup.com/news is independently run and does not seek editorial input from IMMIgroup Inc. The views of the authors of content on immigroup.com/news do not reflect the views of the consultants employed by IMMIgroup Inc.

"All images on immigroup.com are CC licensed, public domain or the work of IMMIgroup employees. If you see your image on immigroup.com and it has not been CC licensed, please contact us immediately at [email protected] so we can take it down."