Canadá ou Brasil: Onde Seu Imposto Vale Mais?

Para entrar em contato com Liliane sobre quaisquer dúvidas, ligue para 416-434-2938 ou envie uma mensagem para liliane@immigroup.com.

 

[Public Domain]

Para muitos brasileiros, abril remete aos ovos de Páscoa, temperaturas mais amenas com a chegada do outono e mais um feriado nacional para aproveitar a praia. Para outros, abril significa também mês de entregar a declaração do imposto de renda. Os noticiários já começaram a veicular as regras e as dicas para quem não quer ser alcançado pelas garras do leão. No Canadá não é diferente: chegou a hora de acertar as contas com o governo. Será, no entanto, que a carga tributária desses dois países tem semelhanças? Qual deles possui a maior alíquota de imposto de renda de pessoa física?

Acertou quem respondeu Canadá. São 43,2% de alíquota máxima para os canadenses, contra 27,5% para os brasileiros. Ai, que dor. Mas, como ninguém quer deixar Canada Revenue Agency ou Receita Federal ainda mais vorazes pelos dólares ou reais devidos, melhor começar a reunir a documentação necessária e preparar a declaração.

Agora vamos comparar o que esses países fazem com toda essa grana arrecadada?

Segundo as normas tributárias brasileiras, o dinheiro pago em impostos é utilizado para promover a saúde, educação, programas de transferência de renda e de estímulo à cidadania, como o Fome Zero e o Bolsa Família. Além disso, parte dos recursos vai para programas de geração de empregos e inclusão social, construção e recuperação de estradas, investimentos em infra-estrutura, construção de portos e aeroportos, segurança pública, cultura, esporte e pesquisa científica.

No Canadá, esse dinheiro é investido em bibliotecas, parques, arenas e piscinas públicas, estradas e pontes, educação e escolas, hospitais e seguro saúde, serviços de coleta de lixo, segurança nacional, polícia, bombeiros e ambulância, seguridade social, auxílio desemprego, creches e programas sociais para pessoas com baixa renda, idosos, estudantes e pessoas com necessidades especiais.

Apesar de termos umas das menores alíquotas  – O Chile, nosso vizinho, tributa em 45% a renda da pessoa física, a carga tributária brasileira é uma das mais altas do mundo. Isso porque a tributação acontece em três bases: renda, patrimônio e consumo. Então, ainda que alguns sejam isentos do pagamento de imposto de renda ou não possuam propriedade para taxação, são contribuintes porque consomem.

No Canadá também existe imposto sobre consumo. É o HST (Harmonized Sales Tax), que pode ser de 5% a 15% do preço do produto, dependendo do percentual estipulado por cada província. Em Ontário são devidos 13% sobre o produto adquirido, seja um par de meias ou uma bicicleta.

Já no Brasil são aproximadamente 90 tributos, divididos em impostos, taxas e contribuição de melhoria. Nos bens de consumo, às vezes, dois ou mais impostos estão embutidos no preço final. Nem os gêneros de primeira necessidade escapam da alta taxação, como o feijão (17,24%), a carne (23,99%) e pasta de dente (31,37%). Em outros, não considerados essenciais, como a caipirinha e o cigarro, o valor do imposto é de 77% e 80%, respectivamente.

A desproporcionalidade entre o montante arrecadado em tributos e a sua destinação fez com que o Brasil, pela quarta vez consecutiva, fosse considerado, dentre os 30 países de maior carga tributária no mundo, o que oferece o menor retorno em serviços públicos. O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário concluiu que o Brasil é o último colocado na lista que relaciona volume de impostos arrecadados com qualidade de vida. O Canadá, por sua vez, ocupou a sétima posição. 

Email Liliane


Ask Questions

Do you have questions? Please fill in the form.

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.

Immigroup.com/news is independently run and does not seek editorial input from IMMIgroup Inc. The views of the authors of content on immigroup.com/news do not reflect the views of the consultants employed by IMMIgroup Inc.

"All images on immigroup.com are CC licensed, public domain or the work of IMMIgroup employees. If you see your image on immigroup.com and it has not been CC licensed, please contact us immediately at webmaster@immigroup.com so we can take it down."