Os 10 Melhores Empregos no Canadá

by Steven Depolo / Flickr / CC BY 2.0

Melhor Emprego Número 10: Engenheiro Aeroespacial

Apesar de ter aeroespacial na denominação, a maioria desses engenheiros trabalha com aeronaves como aviões e helicópteros (além de mísseis e satélites) e não foguetes. No Canadá, essa indústria é dominada pelas companhias baseadas em Quebec, como a Bombardier, embora também seja possível encontrar empresas dessa área em Toronto.

O salário dos engenheiros aeroespaciais varia entre CAD 45,000 e CAD 60,000 por ano para os recém-chegados ao mercado canadense. Porém, os que têm mais de 10 anos de experiência podem esperar remunerações que, como regra, ultrapassam os 6 dígitos.

O diploma de engenharia é o único caminho para se tornar um profissional desse campo. Não há atalhos. A Ryerson University oferece o curso e o mercado está em ascensão após uma década de lentidão em razão dos ataques de 11 de setembro. Muitos engenheiros são contratados sem sequer enviar currículos para ofertas de trabalho, apenas com base nos seus perfis profissionais de redes socias como o LinkedIn.

Melhor Emprego Número 9: Engenheiro Químico

by Antonu / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A maior das vantagens de ser um engenheiro químico é poder ter suas habilidades utilizadas em uma vasta gama de indústrias. Mais uma vez, a formação em engenharia é requisitada para poder ter salários que vão de CAD 50,000 até CAD 60,000 por ano no início da carreira. Estes números, entretanto, podem chegar ao patamar de CAD 235,000 dependendo do nicho escolhido e da experiência. Atualmente, o setor mais promissor é o ambiental.

Melhor Emprego Número 8: Gestores Públicos

Porque possuem diploma universitário, pós-graduação em administração pública e fluência em inglês e francês - as línguas oficiais do Canadá, esses funcionários públicos transformam a legislação provincial, federal ou municipal em realidade. Eles cuidam dos mais diversos interesses da população, desde a educação até a coleta de lixo municipal.

Para isso, são inicialmente remunerados entre CAD 30,000 e CAD 60,000 por ano. Claro que, com a experiência e aperfeiçoamento, dependendo da província de atuação, esses gestores podem ganhar mais de 100 mil dólares anuais.

Alguns até chegam a fazer 500 mil dólares por ano, mas os ventos da austeridade estão soprando em todo Canadá e o mundo de nove às cinco já não é mais o mesmo. Os cortes foram iniciados em Alberta, Ontário, Quebec e Ottawa.

Melhor Emprego Número 7: Gerente Financeiro e Imobiliário

by Katrina Tuliao / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Essa categoria vinha prosperando em razão do bom desempenho do setor de habitação e commodities. Embora em desaceleração no momento, ainda existem boas oportunidadades para ter altos salários no mercado de capitais se o foco for pesquisa, vendas e negociação.

Qualquer trabalho no mercado de capitais exige uma profunda compreensão em finanças. Apesar de muitas empresas oferecerem treinamento, serão vistos com bons olhos os que obtiverem qualificações adicionais como um MBA, por exemplo.

Ainda que estejam sob pressão por causa da crise financeira, os salários anuais continuam ultrapassando os almejados seis dígitos e rumando ao patamar de CAD 200,000. Isso sem contar com os prêmios de desempenho.

Melhor Emprego Número 6: Advogado

by Πrate / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Era uma vez uma época em que os advogados podiam ser divididos em dois grupos: os corporativos e os criminalistas. Hoje, a profissão apresenta um imenso número de especializações, que vai desde impostos até propriedade intelectual. Para isso, os estudantes de direito estão se especializando cada vez mais, a fim de preencher nichos em demanda.

A compensação de um advogado varia entre CAD 72,500 e CAD 108,000 por ano se for associado a algum escritório de advocacia.

A experiência em contencioso e direito empresarial, principalmente do ramo de energia, é bastante valorizada.

Melhor Emprego Número 5: Diretor e Administrador Escolar

School

[Public Domain]

São aqueles que os adolescentes têm que enfrentar quando flagrados enviando mensagens de texto pelo celular durante as aulas (entre outros delitos que quase todos nós já cometemos um dia).

Esses profissionais alcançaram uma posição na esfera administrativa, seja como diretor de escola ou reitor de universidade depois de passarem um tempo em sala de aula como professores. Um mestrado em educação também se somou à essa experiência para proporcionar um salário médio de 115 mil dólares por ano.

A expectativa é que até 2015 sejam criadas no Canadá 7.000 novas oportunidades para os profissionais de educação.

Melhor Emprego Número 4: Técnicos em Telecomunicações e Eletricidade

Construction Worker

[Public Domain]

A força na indústria da construção faz com que esses profissionais sejam tão demandados quanto bem remunerados.

Os eletricistas precisam de treinamento que combine teoria em sala de aula e prática no local de trabalho. Além disso, vale lembrar que o domínio das ciências exatas é obrigatório para ter faixas salariais que variam de CAD 30 à CAD 38 por hora.

O Canadá enfrentará em breve uma escassez de pessoas qualificadas porque a faixa etária dos eletricistas é de 50 anos e muitos irão deixar a indústria em razão da aposentadoria. Isso pode indicar uma alta demanda por trabalhadores principalmente nas províncias com construções em andamento, como Alberta.

Melhor Emprego Número 3: Engenheiro de Petróleo

Petroleum

[Public Domain]

A engenharia de petróleo abrange três sub-especialidades do setor de petróleo e gás: perfuração, produção e reservatório de engenharia. O trabalho exige uma compreensão detalhada dos sistemas químico, formações geológicas e modelagem.

Depois de concluir o curso de engenharia, a maioria dos engenheiros de petróleo busca uma especialização que combine a teoria com a prática. Embora o salário médio destes profissionais seja de CAD 93,000 por ano, não é incomum ter engenheiros de petróleo obtendo ganhos de 230 mil dólares anuais.

Melho Emprego Número 2: Enfermeira-Chefe e Gestor de Cuidados em Saúde

by Scott Lewis / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Não é segredo para ninguém que, até o ano de 2020, 20 % dos canadenses terão mais de 65 anos de idade. Diante disso, a demanda por profissionais que oferecem serviços de cuidados aos idosos só cresce.

Para especialização em enfermagem e salários de CAD 105,000 por ano, os profissionais devem buscar formação universitária aliada à experiência clínica e educação em gestão, como um MBA ou mestrado em administração de saúde.

Assim como os eletricistas, supervisores de enfermagem também serão escassos em poucos anos. No lado mais técnico de gestão de saúde, a área em maior crescimento é a de teste genético.

Melhor Emprego Número 1: Supervisor de Perfuração em Petróleo e Gás

Oil

[Public Domain]

Como a produção de petróleo e gás vem aumentando ao longo dos últimos anos, não causa espanto que essa seja a profissão número um da lista.

A parte mais crítica para conseguir uma colocação nesse mercado não é a formação acadêmica, mas a prática. Embora algumas certificações ajudem, a experiência é recompensada com diárias de CAD 1,000 que conduzem à renda anual de CAD 250,000.

O governo de Alberta, por exemplo, projetou para essa profissão um crescimento de 2,6% ao ano até 2016.

Email Liliane


Ask Questions

Do you have questions? Please fill in the form.

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.

Immigroup.com/news is independently run and does not seek editorial input from IMMIgroup Inc. The views of the authors of content on immigroup.com/news do not reflect the views of the consultants employed by IMMIgroup Inc.

"All images on immigroup.com are CC licensed, public domain or the work of IMMIgroup employees. If you see your image on immigroup.com and it has not been CC licensed, please contact us immediately at [email protected] so we can take it down."