Para Não Passar Vergonha no Canadá

Para entrar em contato com Liliane sobre quaisquer dúvidas, ligue para 416-434-2938 ou envie uma mensagem para [email protected].

by Justin Maier / Flickr / CC BY 2.0

Todos nós temos orgulho do nosso país. Ainda que façamos queixas sobre a corrupção, violência, entre outras mazelas, ai de quem falar mal da nossa pátria! Sempre iremos dizer que nossas praias são as mais lindas, nossa natureza a mais deslumbrante, nossa gente a mais simpática e por aí vai. Mas, só aqui entre nós, quem nunca sentiu vergonha de ser brasileiro quando entrou em vagão de metrô em país estrangeiro e constatou que o único grupo que se comunicava em altos brados era o de compatriotas?

Para não ser alvo de vergonha alheia, se você está indo para o Canadá pela primeira vez, não custa nada seguir algumas dessas formidáveis regrinhas de convivência urbana.  Além de poupar o constrangimento, vai mostrar aos gringos que somos, sim, elegantemente ma-ra-vi-lho-sos.  

O que não é legal fazer:

No transporte público

Nos Compromissos

Na Vida Social

No transporte público

By Travis Ruse, cropped by GallifreyanPostman at en.wikipedia [CC BY-SA 2.5 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.5)], via Wikimedia Commons

by Travis Ruse / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.5

Se estiver esperando ônibus no ponto, não precisa fazer sinal para o motorista. Ele vai parar. Mas não tenha altas expectativas de que ele vai permitir que você embarque ou desembarque fora dos locais determinados. E nem adianta suplicar: “Ô piloto! Quebra essa pra mim...”. Não vai rolar. A não ser que esteja muito tarde ou muito cedo e você seja mulher. Nesses casos eles entendem que podem estar colocando uma dama em perigo se deixarem que ela caminhe sozinha, no escuro e em lugar deserto.

Para sair do ônibus, não fique aguardando o motorista abrir a porta. Basta descer o primeiro degrau da escada e um censor fará isso automaticamente.

Nunca é demais lembrar que lugares destinados aos idosos, gestantes, crianças de colo e portadores de necessidades especiais devem ser respeitados, mochilas devem ficar nas mãos e não nas costas e música só com fone de ouvido.

Você vai perceber que, quando o metrô chega na estação, as pessoas que querem embarcar aguardam ao lado (repetindo, ao lado) da porta e esperam até que todos saiam para então entrar no vagão. Não precisa empurrar e não tente espremer para caber mais um. Canadenses não são as pessoas mais tolerantes ao contato físico entre estranhos. Se estiver muito cheio, aguarde o próximo. Se for horário de pico, não vai demorar mais de 2 minutos para vir outra composição.

A maioria das pessoas vai estar ouvindo música, lendo ou mexendo incessantemente no celular, por isso a importância de não falar ou rir muito alto. Ninguém vai reclamar. Mas fica feio, vai.

Se estiver na escada rolante, posicione-se do lado direito. A esquerda é sempre para quem tem mais pressa e quer subir ou descer mais rápido. Portanto, nada de ficar parado dividindo o degrau com alguém.

Quando precisar tossir ou espirrar, use a parte interna do cotovelo para cobrir a boca. Jamais as mãos. Os canadenses já sofreram com a epidemia de SARS no passado e hoje são muito temerosos com os vírus que podem ser facilmente transmitidos através do contato com objetos de uso coletivo, tais como maçanetas, portas, corrimãos, etc. Sendo assim, sempre use o antebraço como barreira para sua tosse ou espirro. A não ser que queira alguém lhe dirigindo olhares ou fazendo cara de nojo.

Nos Compromissos

Seja pontual. Os canadenses herdaram essa característica britânica e você vai ficar mal visto se chegar atrasado. Eles já apelidaram de “Brazilian time” aqueles 10 minutinhos a mais que para nós não significa muito, mas para eles já é considerado desrespeito. Na terra do time is money, se você fizer alguém esperar, a mensagem que está passando é que o seu tempo é mais valioso que o deles.

Como imprevistos acontecem em qualquer lugar do mundo, se não conseguir avisar que irá chegar depois do horário marcado, peça desculpas e não se prolongue nas justificativas. Eles não têm muito interesse em conhecer detalhes da vida alheia, anyway.

Na Vida Social

by https://www.flickr.com/photos/bensutherland/

by Ben Sutherland / Flickr / CC BY 2.0

Sempre que for a um bar ou restaurante, não esqueça de dar gorgeta. Ela deve ser de, no mínimo, 15% do valor da conta. O mesmo vale para funcionários de hotéis e para motoristas. Por mais que pareça um peso no seu orçamento, pense que a maioria dos donos de bares e restaurantes já não paga um valor muito alto pelas horas trabalhadas porque espera que os trabalhadores complementem o salário com o valor dessas contribuições e ainda a dividem com a equipe da cozinha.

Se fuma, fique atento às placas indicando se pode ou não acender um cigarro, ainda que esteja ao ar livre. Não existe área designada para fumantes em bares e restaurantes. Fumar só é permitido nos pátios ou calçadas e consumir bebida alcóolica só dentro dos estabelecimentos. Se arriscar, vai ter problemas com a polícia e um certo prejuízo por causa da multa aplicada nesses casos. Não compensa. Também há risco de multa se for parado por atravessar a rua fora da faixa de pedestres.

Quer iniciar uma conversa com um canadense? Da mesma forma que falam sobre futebol quando descobrem que somos brasileiros, você pode mostrar seu interesse sobre hóquei, a paixão nacional deles. Só não confunda cidades ou costumes dos Estados Unidos com os do Canadá porque da mesma forma que não gostamos que digam que Buenos Aires é a capital brasileira ou que nosso idioma oficial é o espanhol, eles também não ficam muito felizes quando confundidos com os vizinhos americanos.

Email Liliane


Ask Questions

Do you have questions? Please fill in the form.

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.

Immigroup.com/news is independently run and does not seek editorial input from IMMIgroup Inc. The views of the authors of content on immigroup.com/news do not reflect the views of the consultants employed by IMMIgroup Inc.

"All images on immigroup.com are CC licensed, public domain or the work of IMMIgroup employees. If you see your image on immigroup.com and it has not been CC licensed, please contact us immediately at [email protected] so we can take it down."